Wednesday, November 27, 2013

Joana Amaral Dias

Joana Amaral Dias (b.1975) is a Portuguese politician and clinical psychologist.

Joana was born in Luanda, Angola. She is daughter of Carlos Amaral Dias and Teresa Maria Nunes Vicente. She is graduated in psychology at the University of Coimbra and got master's and Ph.D. degrees in that area.

In 2010, she published the book “Maníacos de Qualidade” (Maniacs of Quality), a biographical and psychological analysis of historical figures in Portugal. She was also one of the highest ranked party members of the Bloco de Esquerda (Left Block), although elected for member of the Portuguese Parliament as an independent (2002–2005). She is also a columnist and political analyst.

Joana Amaral Dias is married and mother of a boy, Vicente, born in 1997.



Joana Amaral Dias (n.1975) é uma médica psiquiatra e política portuguesa.

Joana nasceu em Luanda, Angola. É filha de Carlos Amaral Dias e Teresa Maria Nunes Vicente. Formou-se em Psicologia na Universidade de Coimbra e tem mestrado e doutoramento na mesma área. 

Em 2010, publicou o livroManíacos de Qualidade”, uma análise biográfica e psicológica de figuras históricas de Portugal. Foi também um dos mais altos membros do partido Bloco de Esquerda, embora tenha sido eleita como deputada no Parlamento Português como independente (2002-2005). É também colunista e analista política.

Joana Amaral Dias é casada e mãe de um rapaz, Vicente, nascido em 1997.

1 comment:

  1. "Numa colunata grega" ...
    Poema dedicado a Vitorino Queiroz, por um grande amigo desde os tempos de Coimbra (anos 60 a 65 do século passado), e que agora "partiu", C. A. Dias - Carlos Amaral Dias , Médico e eminente Professor universitário (Instituto Superior Miguel Torga - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da mesma Universidade. É director do Instituto Superior Miguel Torga e professor catedrático da FPCE da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa.. É vice-presidente da Academia Internacional de Psicologia e coordenador do Nusiaf - Núcleo de Seguimento Infantil e Acção Familiar. Foi também presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e é o actual presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo. ):

    "Numa colunata grega la estava sentado
    Vitorino Queiroz, com muitas cidades
    à volta de si, o meu amigo Vitorino Queiroz.
    Sentado na branca coluna, Manuel Vitorino Queiroz
    de seu nome.
    As cidades cresciam, fechavam-se.
    Meu amigo continuava sentado.
    E havia pessoas passando ao pe da grega coluna.
    Sentado numa grega coluna, Vitorino Queiroz assentado,

    Amigo Vitorino Queiroz,
    colunas,
    conversas,
    tão lúcido sentado na grega coluna.
    E ainda pendando na Vida
    na roda da Vida,
    no LAGO.
    Vitorino Queiroz assentado."

    C.A. Dias

    ReplyDelete